Bem vindo!!

Aqui você irá encontrar tudo sobre a boa música nacional.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Especial UAKTI.

Grupo brasileiro de música instrumental, conhecido por utilizar instrumentos músicais não convencionais constuídos pelo próprio grupo.


O nome UAKTI se origina de uma lenda dos índios Tukano do alto Rio Negro. Uakti era um ser mitológico que vivia às margens do Rio Negro, seu corpo era repleto de furos que ao serem atravessados pelo vendo emitiam sons que encantavam as mulheres da tribo. Os homens perseguiram Uakti e o mataram. No local onde seus restos foram enterrados nasceram palmeiras que os índios usaram para fazer flautas de som encantador como os produzidos pelo o corpo do Uakti.






Marco Antônio Guimarães






Violoncelista, compositor, arranjador e diretor musical do gupo desde 1978, é o responsavel pela criação e construção dos instrumentos do grupo. Participou como arranjador e instrumentista em discos de Milton Nascimento, Paul Simon, Ney Matogrosso, Zelia Ducan, dentre outros. Foi convidados pelo departamento de acústica do museu Exploratorium, São Francisco, EUA, como Artist in Residence durante o mês de Julho de 1990 para idealizar e construir instrumentos, que lá permanecem em exposição pernamente.

Paula Santos






Nascido em 10 de Abril de 1954, em Belo Horizonte, MG, Paula Santos cursou História na Universidade de Brasilia, onde tambem iniciou seus estudos músicais, com o compositor Emílio Terraza. Posteriormente, em Belo Horizonte, estudou clarinete com o professor Salvador Villa, composição com Rufo Herrera e percussão com Décio Ramos. Participou da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entre os anos de 1979 e 1986. Além de participar dos nove discos do Uakti, tambem trilhas para balés e filmes.


Artur Andrés



Nascido em 17 de maio de 1959, em Belo Horizonte, Artur Andrés Ribeiro iniciou seus estudos musicais da FEA, em 1974, com o flautista Expedito Viana. Estudou flauta também com os professores Odette Enst Dias, Bettine Clemen, Renato Axelrud e Antonio Carlos Carrasqueira. Estudou composição com Eduardo Bértola e Sergio Magnali. Doutor em música po defesa direta de tese pela Escola de Música da UFMG, onde é professor da cadeira de flauta desde o ano de 1983. Atuou como flautista na Orquestra Sinfônica do estado de Minas Gerais, entre os anos de 1980 e 1986, onde, por varias vezes apresentou-se como solista.



Décio Ramos


Nascido em 19 de Julho de 1957, em São Paulo, SP, Décio Ramos iniciou seus estudos musicais na bateria com joão Rodrigues Ariza. Estudou percussão com Osmar da Cunha, em São Paulo, de 1971 a 1974, e tímpanos com Jhon Boudler e Carlos Tarcho, em São Paulo, de 1978 a 1981. Bacharelou-se em percussão pela faculdade Mazarteum, São Paulo, em 1985. Atuou como primeiro percusionista da OSMG, e como professor de percussão da escola Cantorum, Fundacao Clóvis Salgado entre os anos de 1978 e 1987.





Discografia
* Oficina Instrumental (1981)
* Uakti III (1982)
* Tudo e Todas as Coisas (1984)
* Mapa (1992)
* I Ching (1994)
* Uakti 21 (1997)
* Trilobyte (1997)
* Aguas da Amazonia (1999)
* Mulunga (2000)
* Clássicos (2003)
* Oiapok Xui (2005)
Da uma olhadinha:
Baixar o Cd Aguas da Amazonia:

Um comentário:

  1. Porra Brunno, do caralho seu post. parabéns meu velho pela iniciativa.

    ResponderExcluir